terça-feira, 25 de maio de 2010

Vídeo mostra chimpanzés chorando a morte de um “colega”


Um vídeo raro feito em um parque que simula uma reserva natural mostra chimpanzés reagindo à morte de um companheiro, assim como humanos.

O vídeo mostra como três animais choram o falecimento de um quarto, uma fêmea. Eles chegam até mesmo a testar se Pansy (a fêmea) não apresenta sinais vitais. De acordo com os pesquisadores, a filha de Pansy ficou ao lado do corpo da mãe por um longo período e, após a morte, todos os chimpanzés ficaram abatidos.

Segundo os cientistas, esse é o primeiro vídeo feito no momento em que um chimpanzé morre no meio de seus familiares. Momentos como esse são difíceis de serem capturados porque, quando estão soltos, os chimpanzés se isolam do contato humano.

Os outros três chimpanzés (que viviam com Pansy há mais de 20 anos) se aproximaram e fizeram carinho no corpo por cerca de dez minutos.

Quando ela morreu, eles inspecionaram sua boca e levantaram sua cabeça, tentando reanimá-la.

Os animais pararam de “chorar” depois de um tempo, mas sua filha passou a noite ao seu lado. Depois os animais perderam o apetite e ficaram mais quietos.

O vídeo mostra que chimpanzés são capazes de empatia – e ainda mais parecidos com humanos do que achávamos. [NY Times]

http://hypescience.com/video-mostra-chimpanzes-chorando-a-morte-de-um-“colega”/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE