segunda-feira, 24 de maio de 2010

O menor cavalo do mundo


No fim de abril nasceu o menor cavalo do mundo, em uma fazenda na Inglaterra. O pequeno Einstein (sim, esse é o nome do mini cavalo) nasceu menor do que muitos bebês humanos, pesando apenas 2, 7 quilos.

Mas é possível que Einstein não fique por muito tempo no Guiness. A verdade é que não há, em teoria, limite para a “pequeneza” dos cavalos – mas irá levar séculos até conseguirmos um cavalinho que caiba em nossas mãos.

Nos últimos 50 anos os criadores cruzaram espécies pequenas para chegar em Einstein. O desafio não é apenas diminuir o tamanho do bicho, mas tomar cuidado para que as crias sejam saudáveis.

Recentemente, a genética que está por trás do tamanho e do peso dos mamíferos é um desafio para os cientistas. Uma pesquisa de 2007 mostrou que um único gene faz com que o tamanho de cachorros varie consideravelmente – digamos que é a diferença entre o tamanho de um são Bernardo e o de um Chihuahua.

Agora esses estudos estão sendo feitos em relação ao código genético dos cavalos. Pesquisadores coletaram dados genéticos de mais de 1300 cavalos – desde mini cavalos de 70 centímetros de altura até os que têm mais de dois metros de altura.

Até que esse mistério seja resolvido, a biologia molecular que torna Einstein tão pequeno irá continuar uma incógnita.

Confira o vídeo que mostra o potro:

[Wired]

http://hypescience.com/o-menor-cavalo-do-mundo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário