sábado, 22 de maio de 2010

Cresce a importância de encontrar água no espaço


Astronautas podem usar qualquer corpo celeste no espaço como ponto de parada em meio a expedições, desde que haja água no local. Não é só na Terra que a água é um elemento de vital importância. Em viagens espaciais, ela teria duas funções fundamentais: além do consumo (sim, seria possível, no caso de haver água suficiente, usá-la para beber), seus componentes separados podem servir de base para a produção de combustível de foguetes.

É o que explica um especialista: “Se houver locais com água, é possível abastecer uma nave depois da partida. Os asteroides ou planetas seriam postos de combustível”. E não é só isso: a água em um planeta é a primeira condição para que ele seja habitável. Por essa razão, é a primeira coisa que se procura ao se mandar uma sonda para qualquer lugar.

Os astrônomos acreditam que deva existir água congelada em asteroides localizdos entre Marte e Júpiter. Mas a baixa quantidade disponível, associada à proximidade dos astros ao Sol, faria a água evaporar.

Como se trata de possibilidades, e como deverá ser uma quantidade limitada, os especialistas afirmam que se deva reservar a água levada da Terra ao consumo pessoal, e deixar a eventual água achada em asteroides para a produção de combustível. Não são planos tão distantes quanto poderia parecer: o presidente Barack Obama pretende que a NASA esteja pronta para mandar homens a asteroides até 2025.

Para se usar a água como combustível, basta separar o Hidrogênio do Oxigênio, e um simples robô na nave espacial seria responsável por coletar e separar a água. Problemas como a potência dos motores da nave, além da falta de gravidade para coletar a água, ainda precisam ser solucionados até 2025. Isso, claro, se a NASA quiser cumprir sua meta.[Msnbc]

http://hypescience.com/cresce-a-importancia-de-encontrar-agua-no-espaco/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário