sábado, 22 de maio de 2010

Conheça o sapo de nariz inflável e novas espécies exóticas


Em 2008, uma equipe de pesquisadores britânicos estava acampada nas montanhas Foja, na Indonésia. Um belo dia, durante um almoço, um dos cientistas viu um sapo esquisito, com um longo nariz, sentado em cima de um saco de arroz. Quando ele se aproximou para ver melhor, o nariz teve uma espécie de “ereção”, ele inflou. O cientista experimentou se afastar do bicho, e o nariz desinchou, voltando à forma original.

E esse sapo exótico foi apenas uma das espécies animais descobertas nas montanhas Foja. Elas se localizam na ilha de Nova Guiné (que, geograficamente, a Indonésia divide com outro país, Papua Nova Guiné), e tem sido pouco exploradas por cientistas nas últimas décadas.

Pois parece que a ilha guarda uma grande fauna ainda desconhecida: lá também foram encontrados uma nova espécie de rato gigante, uma nova lagartixa de dedos curvos e olhos amarelos, e o mais inusitado: um mini canguru, que vive em árvores. Diferente dos cangurus dos desertos da Austrália, essa espécie se adaptou perfeitamente à vida na floresta. Ele pode saltar de uma árvore a outra, como um macaco. Mas quando está no chão, anda pulando da mesma forma que seus parentes australianos. Essas espécies intrigaram os cientistas e foram divulgados pela National Geographic na última segunda-feira. Nada mal para uma única expedição, não é? [Telegraph]

http://hypescience.com/conheca-o-sapo-de-nariz-inflavel-e-novas-especies-exoticas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário