terça-feira, 25 de maio de 2010

Um avião movido à luz solar toma conta dos céus


Um avião movido à luz solar alçou vôo pela primeira vez. Ele possui quatro propulsores que conseguem fazer com que ele se mova – à velocidade média de uma bicicleta.

O vôo de teste durou apenas uma hora e meia e tinha como objetivo testar se o avião (que tem o tamanho das asas equivalente às de um Boeing 747) conseguiria manter uma trajetória reta.

A equipe de designers do avião pretende dar uma volta no mundo com a engenhoca em 2012. De acordo com Bertrand Piccard – aquele aventureiro suíço que deu a volta no mundo a bordo de um balão em 1999 – que liderou a construção do avião, para que ele consiga voar sem combustível ele deve manter uma linha reta.

Apesar de ainda estar em fase de testes e de vários problemas poderem aparecer, o avião teve uma decolagem e um pouso suaves. A velocidade média chegou a 45 km/hora.

O projeto custou 70 milhões de Euros e os testes estão sendo feitos desde Dezembro. Durante esse ano os cientistas ainda pretendem ver como o avião movido à luz solar se comportaria em um vôo noturno.

Sua grande decolagem está sendo planejada para 2012 e, se tudo for como os cientistas esperam, o avião não usará nenhum litro de combustível.

Aviões solares não são nenhuma novidade. Em 1980, o Penguin, um aviãozinho frágil, fez vôos de pequena duração. Já em 1981 um avião solar francês conseguiu fazer um vôo de cinco horas. O projeto pode não ser novo, mas, com certeza, segue a linha de Piccard – é realmente ambicioso.

Fonte: Telegraph

http://hypescience.com/um-aviao-movido-a-luz-solar-toma-conta-dos-ceus/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário