segunda-feira, 24 de maio de 2010

Oceano pode ter vindo do espaço


Cometa em forma de gelo, retido em um ou mais asteróides gigantescos durante o nosso período de formação planetária.

A teoria foi formulada por dois grupos de pesquisadores da Universidade da Flórida Central, que publicaram seus resultados na revista Nature, no último dia 28. A novidade é justamente o fato de haver gelo sobre um asteroide, o chamado Themis 24. Pensava-se que, por serem muito quentes, não era possível que houvesse gelo sobre eles.

A ideia sugere que a nossa água tenha surgido há quatro bilhões de anos. Primeiro, houve uma pesada colisão entre a Terra e outro corpo celestial, que deu origem à Lua. Com essa colisão, a Terra ficou completamente desidratada. No período que se seguiu, poucos milhões de anos depois, a Terra passou a ser bombardeada por uma grande variedade de asteroides, e o gelo que trouxeram com eles se tornaria a nossa fonte de água.

A água na Terra, no entanto, não é a única que tem interessado os astrônomos atualmente. Nos últimos anos, foi também descoberto gelo no pólo norte da Lua, bem como abaixo da superfície de Marte. A forma como surgiram continua sendo uma incógnita para os cientistas. [Gizmodo]

http://hypescience.com/gelo-achado-em-asteroide-cria-nova-teoria-para-a-origem-da-agua-na-terra/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário