terça-feira, 25 de maio de 2010

Sonda japonesa visitará Vênus


A sonda Akatsuki promete revelar os mistérios do planeta do amor.

Sabe-se que, apesar de Vênus ser considerado o planeta que simboliza o amor e a paixão seu cenário não é, nem de longe, paradisíaco. Suas temperaturas são altíssimas e que há muitas nuvens e vapor no seu ambiente.

Mas, para ser lançada, a sonda irá precisar esperar por um tempo melhor aqui na Terra.

Também conhecida como Venus Climate Orbiter, a Akatsuki (que significa “Amanhecer”, em japonês) está pronta para ser lançada do Centro Espacial de Tanegashima, no Japão. Ela deveria ter sido lançada na segunda mas, por causa do mau tempo, irá ser lançada na sexta (ou, ao menos, é o que se espera).

A missão da sonda será analisar a superfície de Vênus durante dois anos. Para os cientistas espaciais responsáveis pelo projeto, conhecendo melhor um outroplaneta de nosso sistema solar podemos entender melhor, também, a Terra.

Parece estranho? Na verdade é bem simples. Estudando Vênus torna mais fácil compreender porque só a Terra foi capaz de desenvolver oceanos e formas de vida.

Os criadores da Akatsuki dizem que, ao mesmo tempo em que ela é uma sonda, ela também pode ser considerada um satélite meteorológico. Para analisar vários aspectos do planeta, como o clima, o relevo e suas nuvens, ela carrega vários tipos de câmera e outros equipamentos. [MSNBC]

http://hypescience.com/sonda-japonesa-ira-visitar-venus/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário