quarta-feira, 26 de maio de 2010

Barco movido a energia solar vai dar a volta ao mundo


Uma nova empreitada promete ser um marco para o desenvolvimento da energia solar. Trata-se de um barco que, zarpando do Mar Mediterrâneo na primavera de 2011 (para nós do hemisfério Sul, outono, ou seja, entre o fim de março e o fim de junho do ano que vem), irá circunavegar a Terra, movido apenas por energia solar.

Mas não estamos falando de um barquinho: é um navio de 30 metros de comprimento e 85 toneladas, que custou 16 milhões de Libras Esterlinas. O nome da fera: “Turanor”. Para colocá-lo em movimento, foram preparados 536 m² de paineis fotovoltaicos, ligados a uma gigantesca bateria de Lítio.

Como o “Turanor” pretende circular o globo, e não faz sol o ano inteiro, existe um dispositivo para que o barco possa circular sem luz solar por até 72 horas. No resto do tempo, uma jornada de 50 mil quilômetros que os cientistas esperam cobrir em cerca de 160 dias, o sol é quem vai levar o Turanor adiante.

O maior medo dos aventureiros, justamente, é ficar sem energia no meio do caminho. Se a energia acabar totalmente no meio da viagem, não há meio de mover o barco. Por isso, o Turanor está sendo preparado para racionar energia em alto mar. Será um motor elétrico sem ruído e sem gastos desnecessários de energia. E o melhor de tudo, é claro: sem poluição. [CNN]

http://hypescience.com/barco-movido-a-energia-solar-vai-dar-a-volta-ao-mundo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário