segunda-feira, 24 de maio de 2010

Objeto quântico observado pelo olho humano


A mecânica quântica pode parecer uma coisa completamente abstrata e de outro mundo para aqueles que entendem menos do assunto. Alguns acham até a existência desses conceitos absurda. A novidade é que agora podemos ver objetos quânticos.

Um grupo de cientistas conseguiu colocar um objeto grande o suficiente para ser observado a olho nu em um estado quântico de “movimento estático” – ou seja, o objeto está parado e ao mesmo tempo está se movendo.

Até parece um dos conceitos estranhos que o Dr. Walter Bishop usa em Fringe, mas Andrew Cleland, da Universidade da Califórnia, e sua equipe resfriaram um pedaço de metal de 30 micrômetros até um estado quântico.

Depois que o processo de resfriamento estava completo, Cleland e sua equipe conseguiram colocá-lo em movimento, mesmo deixando o pedaço de metal parado. Ele vibrava e não vibrava ao mesmo tempo –e isso era um fenômeno visível a olho nu. [Nature, Gizmodo]

http://hypescience.com/objeto-quantico-observado-pelo-olho-humano/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário