terça-feira, 11 de maio de 2010

Aquecimento global divide geleira na África




Especialistas do Instituto da Vida Selvagem de Uganda afirmam que isso é um efeito do aquecimento global.

A geleira é localizada a uma altitude de mais de cinco mil metros e fica perto da divisa com o Congo. As autoridades dizem que uma fenda bloqueou o acesso ao pico do monte Margherita – o terceiro pico mais alto da África e um destino popular para alpinistas.

Cientistas estimam que geleiras naquela região podem desaparecer completamente em 10 anos. Uma equipe foi enviada ao local para medir os estragos feitos até agora e eles relatam que a geleira, que antes cobria seis quilômetros quadrados agora cobre menos de um quilômetro quadrado.

A cadeia de montanhas da qual o monte Margherita pertence é uma das poucas a apresentar geleiras perto da linha do Equador e, por isso, foi considerada herança mundial pela Unesco, em 1994. [BBC]

http://hypescience.com/aquecimento-global-divide-geleira-na-africa/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

1 comentário:

  1. Ao nosso ver muito já se falou a respeito das causas, efeitos, prós e contras das Mudanças Climáticas, o que é plenamente pertinente.
    Mas, ao nosso ver, estamos esquecendo de como a sociedade “percebe” estas causas, efeitos, prós e contras.
    Nosso grupo - Núcleo de Estudos em Percepção Ambiental / NEPA (sem fins lucrativos) - acaba de concluir pesquisa - Região da Grande Vitória (ES) - voltada ao estudo da percepção ambiental da sociedade frente à problemática (causas, efeitos, prós e contras) das Mudanças Climáticas. Os resultados estão disponíveis e o NEPA tem interesse em identificar grupos em outras regiões interessados em desenvolver pesquisa idêntica. Contatos roosevelt@ebrnet.com.br

    ResponderEliminar