terça-feira, 4 de maio de 2010

Um misterioso som vindo do Oceano Pacífico


E quem disse que é impossível ver um som? A foto é uma representação visual de um som alto e incomum vindo do Oceano Pacífico, capturado por microfones no mar em 1997. Chamados de “bloops”, esses sons já foram gravados algumas vezes nos oceanos, mas sua origem é desconhecida – apesar de serem os barulhos mais altos capturados nos mares.

Este bloop em particular foi capturado na costa sul da América do Sul e era audível em até 5 mil quilômetros de distância do oceano. O som era similar ao produzido pelas baleias, mas nem uma baleia azul, a maior espécie de baleia do mundo, teria estrutura física para produzir um barulho tão alto.

A hipótese levantada pelo som é que existe algo ainda maior do que a baleia azul nadando pelos oceanos, principalmente nas partes mais profundas e escuras, que não são tão conhecidas por nós. Outra possibilidade (talvez não tão legal e misteriosa) é que o som foi originado por icebergs se quebrando.

Nenhum outro som como esse foi gravado desde 1997, embora haja relatórios de outros sons altos e misteriosos. [Nasa]

http://hypescience.com/um-misterioso-som-vindo-do-oceano-pacifico/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE