terça-feira, 25 de maio de 2010

Quais as chances de um terrorista comprar uma bomba nuclear?


Será que é possível que um grupo terrorista compre uma bomba nuclear e a use, eventualmente? De acordo com a CIA, há três possibilidades alarmantes – que as bombas paquistanesas caiam em mãos erradas, que a Coréia do Norte venda armamento nuclear para terroristas e que a Al-Qaeda faça um ataque nuclear.

O próprio Barak Obama reconhece que é algo possível. Os Estados Unidos não fizeram nenhum movimento para impedir que tecnologia nuclear vá para mãos erradas. Os últimos esforços de guerra foram voltados para um país do Oriente Médio que não apresenta mais ameaça nuclear nenhuma.

Paquistão: segundo Rolf Mowatt, funcionário da CIA, a possibilidade de ataque nuclear vinda do Paquistão é mais forte. A região tem os extremistas mais violentos, é instável e seu arsenal de armas nucleares está crescendo. De acordo com ele, assim que um reator de plutônio planejado no Paquistão sair do papel, ainda mais bombas do material serão produzidas. A possibilidade da tomada de poder pelos Talibans seria ainda pior. Infelizmente, não é apenas o Taliban e a Al-Qaeda que existem no Paquistão. Há também o Laskar-e – Taiba, um exército militante acusado de praticar terrorismo contra os indianos. Correspondentes da BBC dizem que o exército paquistanês controla todas as fábricas de armamento nuclear, mas vá saber.

Coréia do Norte: a razão da Coréia do Norte aparecer nessa lista é porque há uma misteriosa área em at al-Kibar na Síria que foi destruído por misses israelenses em 2007. A suposição era que a Coréia do Norte estava ajudando a Síria a construir um reator nuclear. O episódio mostrou que é difícil ter controle sobre todas as fábricas de equipamento nuclear e que, com a tecnologia Coreana, seria fácil construir uma fábrica clandestina sem a supervisão de outros países.

Al Qaeda: estão sendo feitos esforços para determinar se a Al-Qaeda realmente possui uma bomba nuclear. Mas sabe-se que o grupo está se esforçando para obter armas não só nucleares como biológicas. De acordo com a CIA é mais fácil que eles construam um reator nuclear “pirata” do que comprem bombas nucleares no mercado negro.

Fonte: BBC

http://hypescience.com/quais-as-chances-de-um-terrorista-comprar-uma-bomba-nuclear/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)