sábado, 22 de maio de 2010

Até as plantas podem agravar o aquecimento global


As florestas que ainda restam no planeta têm sido tratas como a única salvação contra oaquecimento global. Graças à fotossíntese, os vegetais “sequestram carbono” do ar e o substituem por oxigênio. E o dióxido de carbono (CO2) é o gás responsável pelo efeito estufa. Mas uma pesquisa recente revela que, a partir de determinada quantidade de dióxido de carbono no ar, as plantas podem contribuir para acelerar o aquecimento global ao invés de freá-lo.

Funciona assim: quando existe muito carbono no ar, os vegetais ativam uma espécie de mecanismo. Suas folhas retêm mais água, uma água que seria liberada por evaporação e ajudaria a resfriar a atmosfera. Com o ar contendo mais CO2 do que o nível normal, os poros das folhas não precisam abrir tanto quanto antes para capturar a mesma quantidade, para a respiração. Com os poros mais fechados, menos água é liberada.

O estudo calcula que essa não-liberação do excedente de água pelos vegetais seria responsável por 16% do aquecimento (o resto é atribuído ao efeito estufa), embora alguns modelos climáticos contestem esse número.

De qualquer modo, a origem da situação, que precisa ser combatida, é a mesma: a emissão excessiva de dióxido de carbono. Ela causa o efeito estufa, como já se sabia, e é também a vilã na descoberta desse novo problema. [Live Science]

http://hypescience.com/ate-as-plantas-podem-agravar-o-aquecimento-global/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário