terça-feira, 25 de maio de 2010

Peixes têm medo do próprio reflexo


Sabe aquela história de que há algumas pessoas com medo da própria sombra? Isso pode ser verdade para os peixes. Ou quase. Eles têm medo do próprio reflexo no espelho.

Em um estudo, os cérebros de peixes foram monitorados. Quando eram colocados em frente ao espelho, regiões cerebrais responsáveis pelo medo eram ativadas – e isso acontecia de forma mais forte quando os peixes encaravam o próprio reflexo do que quando olhavam para outros peixes.

No entanto, em ambas as situações os peixes não se acovardavam e tentavam enfrentar o adversário – sendo ele real ou um reflexo.

No experimento, os peixes eram colocados em aquários separados por uma camada de vidro. Quando os cientistas tentavam medir a reação dos peixes contra seu próprio reflexo, a camada de vidro era substituída por um espelho.

Mesmo lutando contra o reflexo, os peixes não desistiam e pareciam não “se tocar” e continuavam a briga.

Para os cientistas o medo maior em relação ao reflexo pode ser explicado porque a luta seria mais difícil. Em uma briga normal, os peixes fariam movimentos descoordenados um do outro. Mas em um espelho seu “oponente” imita todos os seus movimentos e consegue te alcançar em qualquer lugar do aquário. Logo, o reflexo seria um adversário mais forte. [LiveScience]

http://hypescience.com/peixes-tem-medo-do-proprio-reflexo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário