segunda-feira, 24 de maio de 2010

A Copa do Mundo no estádio mais próximo de você


Nessa era de discussões sobre TV digital, os japoneses (sempre eles) já estão projetando um passo à frente. Trata-se dos hologramas. A imagem de hologramas é provavelmente muito parecida com essa que você esta imaginando: a imagem é projetada numa “parede” de luz, no ar, que fornece imagens em um realismo ainda não atingido nem pela TV HD (alta definição).

O plano dos japoneses é implantar esse sistema de holografia, pronto, para a Copa do Mundo de 2022, em estádios de futebol espalhados pelo planeta. A sede será definida em 2 de dezembro desse ano, e há nove países na disputa. Assim, quem não puder acompanhar o jogo ao vivo, no estádio, poderá ver a holografia em tamanho real no campo de futebol mais próximo da sua casa.

O projeto tem apoio da FIFA, entidade máxima do futebol mundial, e deve custar cerca de 550 bilhões de ienes (seis bilhões de dólares). Para que ele funcione, as imagens terão que ser capturadas, o tempo todo, em 360 graus, o que exige muitas câmeras. Além disso, eles pretendem levar a holografia com todos os sons do campo (absolutamente todos, incluindo o chute na bola e o apito do árbitro), ou seja, também terá de haver centenas de mini-microfones espalhados pelo campo.

E o que é mais impressionante é a fonte de energia para esse sistema todo. Devido à era de preocupação ambiental em grandes eventos, a holografia será suprida com eletricidade vinda de um painel solar no teto do estádio, e (acreditem!) dos gritos dos espectadores doestádio (o original),das palmas, batuques e batidas de pés das pessoas. Pelo jeito, depois da Copa 2014-Brasil, poderemos novamente ir ao estádio, aqui, e ver jogos das Copas do Mundo que seguirão. [Gizmodo]

http://hypescience.com/a-copa-do-mundo-no-estadio-mais-proximo-de-voce/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário