sexta-feira, 14 de maio de 2010

A relatividade de Einstein será testada no espaço


Einstein morreu há 55 anos e, depois desse período, cientistas irão testar uma de suas principais teorias – a da relatividade. Três naves espaciais irão estar a uma distância de cinco milhões de quilômetros uma das outras e, quando chegarem a essa marca, elas irão disparar lasers na direção de suas “companheiras”.

A operação da Nasa e da Agência Espacial Européia até parece um desperdício total de dinheiro, mas irá verificar se ondas gravitacionais realmente existem. Os raios laser não irão danificar as naves, mas serão usados para medir mudanças.

Dizem por aí que esse será o maior experimento científico realizado pela humanidade – e, aparentemente, um dos mais caros também.

Ondas gravitacionais seriam produzidas quando objetos massivos (como buracos negros ou estrelas que sofrem colisões) aceleram através do espaço.

As ondas gravitacionais são a última parte da teoria da relatividade de Einstein a ser testada. O experimento não havia sido feito antes pela dificuldade óbvia que teríamos em detectar ondas gravitacionais.

Segundo especialistas, entendendo completamente a teoria de Einstein, também entenderíamos melhor o funcionamento do espaço. [Gizmodo]

http://hypescience.com/a-relatividade-de-einstein-sera-testada-no-espaco/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário