sábado, 22 de maio de 2010

Buracos Negros podem matar a Galáxia onde “moram”


Uma das questões que mais intrigam os astrônomos diz respeito ao Buraco Negro. Recentemente, pesquisas têm se aproximado da conclusão de que cada Galáxia possui o seu buraco negro, bem no centro, e ele varia de tamanho e peso em cada uma. Alguns buracos negros podem ter a massa bilhões de vezes maior do que a do Sol.

Uma pesquisa da Universidade de Nottingham, Inglaterra, descobriu o efeito devastador que ocorre quando o Buraco Negro libera energia em forma de radiação. Um buraco Negro seria capaz de engolir toda a matéria existente na Galáxia que o “hospeda”. Além disso, ele impossibilita a criação de uma nova galáxia naquele espaço.

Funciona da seguinte forma: quando um buraco negroabsorve muita matéria em um curto espaço de tempo, libera uma grande carga de energia em forma de radiação. Essa energia potencializa o poder de atração do buraco negro. Assim, ele absorve tudo o que há de gás e poeira cósmica ao seu redor. Como poeira e gás são a base para a formação de novas estrelas, ele impede que a Galáxia se “recomponha”, ou seja, o Buraco Negro destroi de forma irreversível a sua própria Galáxia.

Mas não se desesperem! O estudo também mostra que, por sorte a Via Láctea (para quem não se lembra, é a nossa galáxia, a do sistema solar. Muito prazer, Via Láctea), tem umburaco negro anormalmente pequeno. Não seremos engolidos pelo nosso tão cedo.[MSNBC]

http://hypescience.com/buracos-negros-podem-matar-a-galaxia-onde-“moram”/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

1 comentário:

  1. sabia que a nossa galacy pode esta em um buraco de miinhocas que esta dentro de um buraco negro basicamente buracos negros poderiam ser criados na terra sim mas nao do tamanho de um verdadeniro seria muito pequeno e se se dicontrolasse podeia da um fim a nossa especi traduzindo o fim dos tempos queo calanderio maia disse que seria no dia 21 de dezembro de 2012 mas nao aconteceu discubriam o maior buraco negro conhecido que pesa o equivalente a 6,6 bilhois de sois ele fica localizado na galacya M87 , felizmente a uma distância considerável (50 milhões de anos-luz), na direção da constelação de Virgem. E ele poderia engolir nosso sistema solar de uma vez só: basicamente, sua largura é quatro vezes maior do que a da órbita de Netuno, o planeta satélite mais distante do nosso Sol.

    ResponderEliminar