terça-feira, 11 de maio de 2010

Achados e perdidos: sonda lunar soviética


Fotos ajudaram cientistas a localizar a sonda que estava perdida desde 1971. Em novembro do ano anterior uma nave pousou na lua e liberou duas sondas no satélite.

Uma das sondas, chamada Lunokhod 1, tinha como missão recolher amostras e tirar fotos (como de praxe), mas, dez meses após o pouso, a sonda parou de enviar dados e sua localização na Lua era desconhecida.

Durante os anos os cientistas responsáveis continuaram enviando sinais, esperando receber uma resposta, mas nada de sinais.

Então os cientistas concluíram que a sonda deveria ter caído em uma cratera e que seu receptor de sinais estava bloqueado.

Mas no fim de semana passado fotos de uma sonda da Nasa mostraram onde, afinal, está a Lunokhod 1. E a surpresa foi que a sonda respondeu aos pulsos de laser enviados pelos americanos, mostrando que está em ótimas condições.

Os pesquisadores esperam usar os dados coletados pela sonda soviética para entender melhor a Lua. E ninguém melhor para explicar tudo sobre o satélite do que um robô que está morando lá há mais de 30 anos. [MSNBC]

http://hypescience.com/achados-e-perdidos-sonda-lunar-sovietica/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário