domingo, 9 de maio de 2010

‘Raio trator’ poderá ser solução para o lixo espacial na órbita da Terra


Ao longo das décadas de exploração espacial, muito lixo foi acumulado na órbita terrestre. Satélites desativados, partes de foguetes rejeitadas e outros tipos de material espacial vão continuar poluindo o que há ao redor da Terra se nada for feito.

Pensando nisso, a Universidade de Nagoya, no Japão, está desenvolvendo um projeto que pretende criar um tratorespacial para fazer essa limpeza. A ideia é fazer um veículo capaz de atirar raios laser a até 100 quilômetros de distância. Com os tiros de laser, é possível mover os fragmentos de material espacial lançados na órbita para qualquer direção. O mecanismo pode ser simples, onde o laser é direcionado no objeto, ou mais complexo, em que contaria com o auxílio de espelhos para fazer a operação.

Com isso, seria possível empurrar os dejetos espaciais sem utilidade para a atmosfera, onde se queimariam. O líder da pesquisa, John Sinko, espera terminar seu primeiro protótipo dentro de poucos anos. O objetivo é fazer um modelo de satélite de 10 kg para fazer um teste. E ele não é o único: pesquisadores de um instituto tecnológico na Rússia estão promovendo pesquisas semelhantes.[New Scientist]

http://hypescience.com/em-desenvolvimento-tratores-de-limpeza-para-fazer-uma-faxina-no-espaco/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário