segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sonda da Nasa indica que escudo do Sistema Solar se desfez por causas misteriosas


Graças à sonda IBEX os astrônomos estão percebendo que estranhas bizarrices espaciais acontecem no nosso quintal: na borda do nosso Sistema Solar.

A sonda foi lançada com o objetivo de mapear o Sistema Solar e, até agora, fez dois mapeamentos nos limites do sistema, com seis meses de diferença entre cada um. Os resultados foram tão distintos um do outro que os astrônomos estão tendo que reavaliar sua compreensão sobre ventos solares e sobre a influência da estrela nas partes mais distantes do sistema.

A imagem do início do artigo, por exemplo, é uma das descobertas da IBEX – um laço de átomos neutros, uma parte de uma verdadeira fita desses átomos que circula o nosso sistema. Entre as duas leituras da IBEX, o laço se desfez o que, em termos cósmicos, foi feito em uma velocidade impressionante. Talvez seja por causa do período passivo do Sol, que emitiu poucos ventos solares.

De qualquer forma, investigações estão sendo feitas, já que esse laço serve como escudo para o Sistema Solar, evitando raios cósmicos de outras fontes espaciais. Além disso esse dado é importante já que se fizermos alguma viagem tripulada para Marte, por exemplo, ventos solares mais fracos poderiam significar maior radiação cósmica, o que poderia ser fatal para nossos astronautas. [Gizmodo]

http://hypescience.com/sonda-da-nasa-indica-que-escudo-do-sistema-solar-se-desfez-por-causas-misteriosas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário