terça-feira, 19 de outubro de 2010

Segredo das erupções violentas do “Anel de Fogo”, no Pacífico, é descoberto


Muitos dos terremotos e erupções vulcânicas da Terra acontecem em uma área chamada “Anel de Fogo”, no Pacífico. Agora, cientistas começam a compreender o motivo dos vulcões e da atividade tectônica ser tão localizada.

Basicamente, o fenômeno tem relação com o magma quente e seu contato com a água fria, que se combinam sob a crosta da Terra, causando uma erupção vulcânica.

Há muito tempo se sabe que esses aglomerados de vulcões se formam onde as placas tectônicas interagem, mas nenhum modelo era capaz de explicar os aglomerados em si, o motivo dos vulcões estarem em áreas tão pequenas.

Sabe-se porque as erupções de lá são muito violentas: a rocha derretida contém uma grande proporção de água que age como um gás superaquecido, dando maior energia às explosões. A presença da água também faz com que a temperatura de derretimento das rochas seja menor, fazendo com que a transformação de rocha sólida para magma seja mais fácil. Esse tipo de fenômeno seria necessário para a formação de vulcões.

Mesmo assim, isso acontece em regiões maiores, então o fenômeno não explica porque há um aglomerado de vulcões no Anel de Fogo. Cientistas de Oxford perceberam, no entanto, que esses vulcões estão localizados em áreas nas quais há ausência de água onde a rocha se torna magma. Isso causa as explosões violentas, já que o magma precisa estar em uma temperatura muito superior, sem a presença de água.

Agora os cientistas tentam compreender os processos químicos que acontecem sob essas “cordilheiras” de vulcões. [Our Amazing Planet]

http://hypescience.com/segredo-das-erupcoes-violentas-do-%E2%80%9Canel-de-fogo%E2%80%9D-no-pacifico-e-descoberto/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário