sábado, 23 de outubro de 2010

Porque onças são pintadas e outros grandes felinos não?


Onças e leopardos têm seu pêlo todo pintado – e isso não acontece, obviamente, para atrair a caça ilegal. A sugestão mais aceita pelo motivo do pelo pintado dos bichos é que, com ele, é mais fácil se camuflar para conseguir atacar suas presas mais facilmente, entre árvores e florestas cheias de sombras.

Mas então porque o puma, leões e outros grandes felinos também não apresentam a “estampa”?

Pesquisadores da Universidade de Bristol desenvolveram um modelo matemático que parece ligar a existência (ou não) de manchas no pêlo dos felinos com seus hábitos. O modelo sugere que, quanto mais denso é o habitat do bicho, maiores são as chances deles apresentarem os padrões em seus pêlos – isso explicaria o caso da nossa onça e da jaguatirica, por exemplo. Os bichos que habitam planícies, como leões e pumas, que tem uma vegetação mais baixa ou apresentam o pêlo liso ou com manchas muito pequenas.

A análise mostra como os bichos se adaptam para seus ambientes e que essa adaptação pode acontecer muito rápido.

Basicamente, isso explica porque existem leopardos negros (que seriam as panteras negras) e não existem leões ou chitas de pelagem tão escura. Os leopardos vivem em uma enorme variedade de habitats, e, sendo assim, teriam uma variedade de coloração maior do que os leões ou chitas.

No entanto ainda há muitas questões a serem respondidas – por exemplo, porque os tigres são a única espécie a apresentar listras? Já foi sugerido que as listras da zebra, na verdade, não servem de camuflagem, mas sim de repelente para insetos. [MSNBC]

http://hypescience.com/porque-oncas-sao-pintadas-e-outros-grandes-felinos-nao/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE