quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Conheça 4 tipos de “Pé-Grande” espalhados pelo mundo





Noticiamos nesse artigo que cientistas estão organizando uma expedição para procurar uma espécie de Pé Grande chinês, o Yeren. O Pé Grande original, caso você não saiba, é uma história que veio dos Estados Unidos. Ele é uma criatura bípede e peluda, muito misteriosa, cuja presença nunca foi realmente confirmada. Seria um híbrido entre um homem e um macaco.

Apesar do Pé Grande ser a mais famosa criatura desse tipo, vários outros “primos” dele foram avistados pelo mundo todo, rondando florestas. Se eles realmente existem é outra história, mas confira outros quatro “pés grandes” além do Yeren, famosos em diferentes regiões do mundo.

Pode até parecer besteira, mas essas lendas estão fazendo com que os cientistas chineses invistam 1,5 milhões de dólares nas buscas:

O SASQUATCH CANADENSE

O Sasquatch seria, basicamente, a mesma criatura do que o Pé Grande original, mas dizem que possui hábitos noturnos e é muito veloz. Alguns dizem que ele rouba comida e que seqüestra mulheres – e alguns homens. Um cara chamado Albert Ostman disse que foi seqüestrado e mantido refém por uma família de Sasquatchs. Ele suspeita que a família estava tentando arranjar um parceiro para a filha Sasquatch. Mas antes que ele fosse obrigado a fazer “o trabalho sujo”, Ostman escapou. Ele não apresentou evidência nenhuma que provasse sua história.

YETI DO NEPAL

Talvez o Yeti seja o primo mais famoso do Pé Grande. Ele também é conhecido como o “Abominável Homem das Neves” (mas vamos concordar que Yeti soa melhor). Dizem que ele vive perto das montanhas do Himalaia e pegadas suas geralmente são encontradas na neve por lá. Dizem que ele é coberto de pêlos cinzas e é musculoso, tendo cerca de 90 quilos e um metro e oitenta de altura. O montanhista Reinhold Messner passou meses no Nepal para tentar estudar os Yetis e descobriu que o que acontece é que ursos da região, que são muito grandes, acabam fazendo com que as pessoas pensem que se trata de uma criatura diferente.

YOWIE AUSTRALIANO

Os relatos sobre o Yowie mudam consideravelmente (a altura das criaturas avistadas varia, por exemplo, de 1,50 metros a 3,4 metros). Dizem que possuem olhos vermelhos ou amarelos e que possuem pêlos escuros. Seus braços seriam tão longos que quase tocam o chão. A palavra Yowie viria da palavra aborígene “Yuwi”, que significa “espírito dos sonhos”.

O ORANG PENDEK DA INDONÉSIA

Os nativos da ilha de Sumatra acreditam a muito tempo na lenda do Orang Pendek, que significa “pequeno homem”. Como seu nome diz, é o mais baixinho dos primos do pé grande, medindo no máximo um metro e meio. Ele teria pêlos escuros ou amarelados, uma espécie de abdômen proeminente (como uma barriguinha de chope) e cabelos muito longos. Uma das primeiras que reportou oficialmente ter visto um Orang Pendek foi um colonizador dinamarquês, em 1923. Apesar de estar armado, o colonizador não atirou na criatura por ela parecer “muito humana”.

Apesar dos inúmeros relatos sobre essas criaturas, todas eles não possuem nenhuma evidência real. Só resta esperar que a busca chinesa pelo Yeren dê algum resultado. [LiveScience]

http://hypescience.com/conheca-4-tipos-de-%E2%80%9Cpe-grande%E2%80%9D-espalhados-pelo-mundo/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE