segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Prêmio IgNobel 2010 prestigia pesquisa sobre a vida sexual dos morcegos, entre outros estudos ainda mais inusitados


Você com certeza já ouviu falar do Prêmio Nobel. E do Prêmio IgNobel? Não? Mas ele existe, e serve tanto para ser bem-humorado quanto para incentivar a investigação científica.

Todo ano, o Journal of Improbable Research (em português, Diário das Pesquisas Improváveis) apresenta os resultados extravagantes desse prêmio, em contrapartida aos do prêmio Nobel. Este ano, ex-vencedores de prêmios Nobel entregaram os IgNobels nas mãos dos pesquisadores em cerimônia realizada na Universidade de Harvard, em Massachusetts, EUA. Quatro dos vencedores foram da Grã-Bretanha.

Entre os ganhadores do prêmio Ignobel estão pesquisadores que utilizaram um helicóptero de controle remoto para coletar o muco de baleias, pesquisadores que documentaram morcegos fazendo sexo oral, e pesquisadores que mostraram que xingar faz você se sentir melhor quando bate um dedo do pé.

O IgNobel também foi concedido para pesquisadores que descobriram que usar meias por fora dos sapatos pode impedir o deslize no gelo, e para pesquisadores que concluíram que as organizações se sairiam melhor se os gerentes fossem promovidos de forma aleatória.

Os pesquisadores que ganharam o prêmio Ignobel de engenharia pela nova maneira de estudar as doenças respiratórias nas baleias comentaram sua técnica. Um helicóptero de controle remoto voa acima das baleias quando elas chegam à superfície, e captura o que elas jorram em placas de Petri fixadas em sua parte inferior.

Já a equipe de pesquisadores que ganhou o prêmio IgNobel de biologia por documentar cientificamente o sexo oral entre morcegos frugívoros comentou que essas observações foram as primeiras a mostrar felação regular em animais adultos não-humanos.

Outros ganhadores curiosos foram pesquisadores de derramamento de óleo, que ganharam o prêmio IgNobel por desmentir a velha crença de que água e óleo não se misturam, e pesquisadores holandeses, que mereceram o prêmio por descobrir que um passeio de montanha-russa diminui os sintomas da asma. [Reuters]

http://hypescience.com/premio-ignobel-2010-prestigia-pesquisas-ainda-mais-inusitadas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário