quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Cientistas constroem estufa que poderá ser usada para cultivar plantas na Lua


Uma estufa portátil, usada para cultivar plantas em um laboratório no Pólo Sul, poderá ser transportada para Lua ou para Marte, oferecendo plantas frescas a astronautas visitando astros remotos.

A Universidade do Arizona até mesmo está simulando o ambiente lunar para verificar o funcionamento desse tipo de estufa em nosso satélite. O sistema é hidropônico e estão sendo cultivados tomates, batatas, amendoins e outros alimentos que seriam úteis para colonizadores espaciais.

Armada a estrutura tem cinco metros mas, quando vai ser transportada, ela vira um disco de 1 metro e 20 centímetros – ideal para viagens espaciais com pouco espaço disponível. O sistema hidropônico também não necessita de muita supervisão, já que seu funcionamento é, em maior parte, automatizado. São necessários dez minutos para montar o sistema e em apenas um mês alguns vegetais já podem ser colhidos.

O design é similar ao de uma estrutura que já funciona em uma estação americana na Antártica, mas a estufa lunar possuiria algumas alterações que a tornariam ainda mais sustentável. A água seria urina filtrada dos astronautas e fibras óticas dispensariam o gasto de energia com lâmpadas, já que elas seriam capazes de coletar energia solar.

Mesmo que seu projeto seja “espacial”, muitas aplicações dessa tecnologia podem ser feitas na Terra. Engenheiros acreditam, por exemplo, que com essa estufa pessoas que moram em grandes centros urbanos também poderiam consumir vegetais plantados em suas casas, desafogando as áreas rurais e provocando menos desmatamento para atender a demanda por alimentos. [PopSci]

http://hypescience.com/cientistas-constroem-estufa-que-podera-ser-usada-para-cultivar-plantas-na-lua/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário