segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Foto espacial: planetas opostos


Essa cena belíssima que vemos retratada na foto é, acredite se quiser, o nosso Sistema Solar. No fim de setembro, dois dos planetas do sistema estavam em posições opostas, como você pode ver.

Júpiter e Urano são dois gigantes gasosos e na imagem estão acompanhados por suas respectivas luas. Urano está esverdeado, na esquerda da foto. Das cinco maiores luas do planeta, duas estão visíveis na foto: Oberon e Titania – os dois descobertos no século XVIII pelo astrônomo John Herschel e nomeados em homenagem a dois personagens de Shakespeare, em “Sonho de uma noite de verão”. Oberon está para esquerda enquanto Titania está mais próxima ao planeta.

No lado direito da foto está o enorme Júpiter, cercado por seus quatro satélites descobertos por Galileu – Calisto é o mais distante, juntamente com Europa e Io, todos do lado esquerdo. Ganimedes é o único satélite que fica no lado direito. [Nasa]

http://hypescience.com/foto-espacial-planetas-opostos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE