quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Google investe em linha de transmissão de energia eólica


O Google está prestes a se tornar um dos maiores investidores na construção de uma linha de transmissão para fazendas de vento em alto-mar, no litoral do Atlântico Norte – um plano ousado que pode remodelar radicalmente a rede elétrica na região.

A chamada Atlantic Wind Connection (Conexão de Vento do Atlântico) deve custar $5 bilhões. A proposta é que ela percorra o trecho entre o estado de New Jersey e a cidade de Norfolk, na Virginia, coletando energia das fazendas de vento em alto-mar e redistribuindo-a entre os estados da região conhecida como mid-Atlantic.

O audacioso plano tem sido aplaudido por reguladores, para quem ele poderia empregar muitos outros projetos menores de energia eólica que pontilham a costa. Além disso, as fazendas de vento do mid-Atlantic que ele geraria seriam menos suscetíveis a objeções estéticas do que projetos similares, como em Cape Cod e outras áreas.

Para construir a linha de transmissão de 560 quilômetros, o Google assumiu uma participação de 37,5%, junto com a Good Energies (também 37,5%) e a japonesa Marubeni, que se comprometeu com 15%.

A Trans-Elect, companhia de transmissão que está organizando o projeto, espera começar a construção até 2013. A primeira fase, um trecho de 240 quilômetros entre Rehoboth Beach, no estado de Delaware, e New Jersey, deve custar $1,8 bilhão e ser finalizada até 2016, quando começaria a redistribuir energia de estado a estado até que as fazendas de vento em alto-mar fiquem prontas. O projeto completo não deve ser entregue antes de 2021, no mínimo.

Apesar de ser um plano ambicioso, reguladores, investidores e ambientalistas concordam que é um dos mais interessantes do gênero até agora. “Ideias audaciosas como essas podem ser exatamente de que precisamos para romper com os impasses”, disse Melinda Pierce, vice-diretora de campanhas nacionais do popular grupo ambiental Sierra Club. Espera-se que o trabalho administrativo que precisa ser feito consiga acompanhar essa ousadia. [Gizmodo]

http://hypescience.com/google-investe-em-linha-de-transmissao-de-energia-eolica/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário