sábado, 30 de outubro de 2010

Engenheiro cria jogo de xadrez computadorizado em tamanho “humano”


Um programador de computadores, Steve Hassenplug, é um antigo desenvolvedor de Lego robotizado. Procurando algo maior e mais ousado, decidiu construir um gigantesco tabuleiro. Apesar de se tratar de uma tecnologia de ponta, diz respeito a um jogo milenar: ele construiu um tabuleiro de Xadrez em tamanho humano.

A ideia dele, como alguns já podem ter adivinhado, veio do filme do Harry Potter. Quando Steve assistia com os filhos ao segundo filme da série de sucesso mundial, Harry Potter e a Câmara Secreta. Na história, os bruxos jogam um xadrez onde as peças eram do tamanho deles, que montavam nas peças. Daí foi tirada a inspiração para levar a ideia ao mundo real.

Com a ajuda de três amigos programadores, Steve começou o projeto. Em uma esperta jogada, decidiram montar o grande tabuleiro com peças de lego. Isso não apenas tornou muito simples o mecanismo básico, como lhes proporcionou o patrocínio da Lego. E não foi pouca coisa: o projeto levou um ano para ser concluído e teve um custo de 30 mil dólares. As peças robotizadas são todas alimentadas por um potente motor elétrico.

Dois diferenciais do jogo. Primeiro, é um software avançado que reconhece o comando e o transmite para a peça quase imediatamente, dando dinamicidade ao Xadrez gigante. Além disso, o movimento das peças não é restrito à caminhada sobre o tabuleiro. O rei e a rainha apontam seus cetros para frente quando se movem, a torre dispara uma “bala de canhão”, o cavalo empina as patas dianteiras, por exemplo. Criado há mais de mil anos, na Idade Média, o Xadrez enfim adaptou-se à era tecnológica. Agora, parece estar pronto para ser um jogo clássico por mais um milênio.

[PopSci]

http://hypescience.com/engenheiro-cria-jogo-de-xadrez-computadorizado-em-tamanho-humano/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário