sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Veja um esquadrão anti-bombas formado por ratos em ação


Para ver se uma área de cerca de 5 quilômetros quadrados está livre de bombas, um par de humanos treinados demora um dia. Com a ajuda de um par de ratos treinados, o tempo de procura diminui consideravelmente: para “limpar” a mesma área, demora apenas duas horas.

É por isso que a APOPO, uma organização holandesa que trabalha na Tanzânia, está treinando filhotes de ratos para detectar bombas através do olfato. E eles são tão eficientes quanto são fofos. Os resultados já mostram que eles são melhores no serviço do que cachorros e já “limparam” vários pátios com bombas escondidas em Moçambique.

Os ratos começam o treinamento quando estão com apenas quatro semanas de idade, quando estão velhos o suficiente para superar seu medo natural em relação aos humanos. Eles são treinados para distinguir o cheiro de TNT. E nos testes, quando eles identificam corretamente uma bomba, ouvem um estalo e recebem um pedaço de fruta como recompensa. Depois de nove meses dessa rotina, eles estão prontos para ir ao campo. Confira o vídeo dos ratinhos em ação:

[Gizmodo]

http://hypescience.com/veja-um-esquadrao-anti-bombas-formado-por-ratos-em-acao/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário