sexta-feira, 26 de novembro de 2010

4 tecnologias do mundo real inspiradas em Harry Potter


O filme Harry Potter tem servido de inspiração para o campo da ciência. De varinhas mágicas a capa da invisibilidade, os dispositivos desse mundo fantástico estão lentamente se transformando em tecnologias da vida real. Agora, outra invenção desse universo mágico está mais próxima da realidade.

Quando os fãs da série se sentarem para assistir “Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1″ nos cinemas de todo o país, terão que recordar o que aconteceu nos filmes anteriores, em ordem de seguir a história entendendo tudo o que se passa. A tarefa, sem dúvida, seria mais fácil se eles pudessem simplesmente abrir uma garrafa de lembranças ou olhar em uma “penseira”, a bacia de pedra mágica que dá acesso às memórias.

Confira quatro tecnologias que existem tanto no mundo real quanto no mundo de Harry Potter e prepare-se para o “início do fim” da série.

1. PENSEIRA

Para surpresa geral, uma tecnologia semelhante não está muito longe de existir: é o “assistente pessoal para memória”. Pesquisadores da IBM estão trabalhando em um software que utiliza imagens, sons e textos gravados em dispositivos móveis diários para ajudar as pessoas a lembrar nomes, rostos, conversas e outras informações importantes.

Por exemplo, digamos que você conheça alguém em uma conferência e tire uma foto com ela em seu telefone celular equipado com GPS. Então, você tira outra foto do cartão de visita da pessoa. O assistente de memória associaria facilmente os dois pedaços de dados, porque foram obtidos no mesmo local e hora. Essas imagens podem então ser armazenadas para uma fácil recordação, antes de uma reunião futura com o contato.

2. VARINHA

Pesquisadores criaram uma “varinha controle remoto”, sem botões, que, como o próprio nome sugere, permite aos utilizadores percorrer canais ou ganhar poder sobre o outro dispositivo de controle remoto com um movimento de pulso, ao invés de botões. Outras varinhas mágicas modernas incluem controladores de vídeo de alta tecnologia, como o Nintendo Wii MotionPlus e o PlayStation Move.

3. CARRO VOADOR/ VASSOURA VOADORA

Em “Harry Potter e a Câmara Secreta”, Harry Potter e Rony Weasley roubam um carro encantado para voar rapidamente a Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Os carros voadores não são um sonho muito distante no mundo não-ficcional. A Terrafugia, um carro em desenvolvimento, está quase pronto para ser comercializado. A empresa está trabalhando bastante em carros com decolagem e desembarque verticais, incluindo o M400 Skycar.

As vassouras voadoras desempenham um papel ainda maior no filme, principalmente durante as partidas de Quadribol. Uma pesquisadora na Nova Zelândia tem trabalhado em um jato que pode ser a coisa mais próxima de uma vassoura voadora no mundo real. A empresa precisa de pelo menos 17,7 milhões de reais para trazer o “jetpack” para o mercado.

4. CAPA DA INVISIBILIDADE

Mas, sem dúvida, o dispositivo mais legal e desejado de Harry Potter é a tecnologia da capa de invisibilidade. Em agosto deste ano, pesquisadores anunciaram sucesso na criação de uma capa da invisibilidade feita de seda. O metamaterial, como é chamado, trabalha na faixa dos terahertz, uma região do espectro eletromagnético entre a luz infravermelha e rádio, mas os cientistas dizem que poderia funcionar na faixa do “visível” também. Se assim fosse, ficar invisível não seria uma privilégio apenas dos seus sonhos, mas uma realidade extremamente divertida – que poderia dar muito errado, também. [MSN]

http://hypescience.com/4-tecnologias-do-mundo-real-inspiradas-em-harry-potter/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário