sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Foto espacial: uma galáxia extremamente fina


Acredite, isso não é uma linha ou uma explosão de supernova – é uma galáxia inteira. A NGC4452 é um dos alinhamentos mais precisos que conhecemos, em uma forma de disco quase perfeita.

Essa imagem foi capturada pelo telescópio Hubble. A NGC4452 fica próxima ao aglomerado de galáxias de Virgem e é tão fina que é difícil de determinar o tipo exato de galáxia que ela é. A falta de poeira espacial indica que ela possa ser uma galáxia lenticular, mas há a hipótese de que, se vista de cima, ela pode se mostrar uma galáxia em espiral.

Ela possui 35 mil anos luz de comprimento e, em seu centro, há um leve aglomerado de estrelas. No fundo da foto, como pequenos pontos de luz, você pode ver outras galáxias.

Na verdade, galáxias finas são mais comuns do que parecem. Não encontramos muitas por causa da localização da Terra mas astrônomos acreditam que, de determinado ângulo, a própria Via Láctea pode ser tão fina quanto a NGC4452. [Nasa]

http://hypescience.com/foto-espacial-uma-galaxia-extremamente-fina/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE