terça-feira, 30 de novembro de 2010

Plataformas de gelo podem ter um “mecanismo de defesa” contra o derretimento


Não é novidade a preocupação dos cientistas com o gelo antártico ocidental. Graças ao aumento dramático do nível do mar, o gelo dos pólos poderá entrar em colapso nos próximos séculos.

Atualmente, as plataformas de gelo estão fundamentadas nas ilhas subaquáticas, que isolam parte do gelo do efeito de derretimento da água do mar, sobre o qual o restante da plataforma flutua. Segundo dados estudados, conforme o gelo derrete por causa da mudança do clima, provavelmente mais água corre sob a superfície das ilhas, o que acelera a sua destruição.

Agora, cientistas descobriram que as plataformas de gelo da Antártida podem ser mais estáveis do que se pensava anteriormente, já que até hoje uma peça-chave da física tinha sido negligenciada.

Segundo pesquisadores, a camada de gelo tem um mecanismo de defesa. Conforme ela derrete, o nível do mar em torno dela cai. Isso é contraditório, porque a camada de gelo, quando derrete, libera mais água para o mar. Só que, como a massa de gelo encolhe, sua atração gravitacional sobre a água do mar será mais fraca. Além disso, a base da plataforma se levantará conforme o peso do gelo diminuir.

Os pesquisadores explicam que se isso ocorresse, haveria uma queda no nível do mar dentro de 2.000 quilômetros de plataforma de gelo. Isso significa que haverá menos água “escorrendo” em torno da base da plataforma, e isso vai diminuir o recuo e fazê-la durar mais tempo.

Os resultados obtidos nesse estudo deverão ser incluídos nos modelos utilizados atualmente para prever o derretimento de gelo. Porém, ainda não há motivos para comemorações. Esse “efeito gravitacional” só faria uma grande diferença se a plataforma inteira estivesse derretendo de uma vez, o que até agora não é o que acontece.[NewScientist]

http://hypescience.com/plataformas-de-gelo-podem-ter-um-%E2%80%9Cmecanismo-de-defesa%E2%80%9D-contra-o-derretimento/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE