terça-feira, 29 de junho de 2010

Um novo oceano está nascendo na África


Segundo cientistas da Royal Society, um novo oceano está nascendo no meio da África. Geólogos que trabalham na região de Afar, na Etiópia, dizem que, eventualmente, esseoceano irá dividir o continente em duas partes – mas vai levar, aproximadamente, 10 milhões de anos para que isso aconteça.

A equipe de cientistas disse ter testemunhado mudanças incríveis na formação geológica de Afar nos últimos cinco anos. Segundo eles, o continente está se abrindo sob os pés dos habitantes do lugar.

Em 2005 uma fenda de 60km de comprimento e oito metros de largura se abriu em um período de apenas 10 dias. Lava do interior da Terra está aflorando pela fenda, contribuindo para que ela se separe e cresça ainda mais.

Outros especialistas da Universidade de Bristol apontam o fato de que, como algumas regiões próximas da fenda estão abaixo do nível do mar, a água, provavelmente, vai tomar conta da região, criando o novo oceano.

Os pesquisadores acreditam que, ao observar esse fenômeno, eles podem entender melhor o processo pelo qual a Terra passou para adquirir as configurações atuais. [BBC]

http://hypescience.com/um-novo-oceano-esta-nascendo-na-africa/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário