sábado, 26 de junho de 2010

Conheça as fantásticas esculturas cinéticas



Theo Jansen se considera um “escultor cinético”. Desde 1990, ele consegue criar vida a partir de tubos amarelos com a ajuda do vento. O holandês afirma ser mais que um artista, mas, também, um engenheiro.

Suas enormes esculturas chamadas de “Strandbeest” (um trocadilho com a palavra inglesa “beast” – poderia ser traduzido como “A besta de fios”) são feitas para andar usando a força do vento.

Jansen é um ambientalista, por isso todas as suas esculturas são produzidas com material reciclado. Para direcionar o vento, ele usa pedais de bicicleta, tubos plásticos e anéis de borracha. Criando os seus animais, Jansen se preocupa com a estrutura muscular deles – que deve se contrair e relaxar, como se fosse de verdade.

Uma das coisas mais impressionantes sobre as esculturas cinéticas é que suas pernas realmente se movem – elas não são impulsionadas por rodas como se espera de um objeto inanimado.

Enquanto cria seus animais, Jansen pensa, também, no ambiente em que os colocará: a praia – por causa do vento – e se preocupa em fazer suas criações andarem sobre a areia. Uma inovação presente nas Strandbeest mais recentes é a capacidade de sentir que estão se aproximando da água e mudar de direção.

Em um mundo cheio de computadores e de tecnologias complicadas, as invenções de Jansen mostram como a mecânica pode ser simples. [Environmental Graffiti]

http://hypescience.com/conheca-as-fantasticas-esculturas-cineticas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário