sábado, 5 de junho de 2010

2010 a caminho de ser um dos anos mais quentes de sempre


Este ano está a caminho de ser o mais quente desde que há registos – é, pelo menos, o que indicam os dados publicados pela agência do clima americana, que mostram um recorde de temperaturas altas nos primeiros quatro meses de 2010.

03.06.2010 Reuters, PÚBLICO ÚLTIMA HORA

“A temperature média combinada dos oceanos e dos continentes foi a mais quente já registada – 14,5 graus celsius –, ou seja, 0,76 graus acima da média do século XX”, observou aquela agência, num relatório.

O recorde anterior tinha sido estabelecido em 1998.

A agência notou que a temperatura das superfícies terrestres foi em Abril a terceira mais alta desde que tem registos, que começaram a ser feitos em 1880.

Foram verificadas temperaturas acima do normal no Canadá, Alaska, leste dos EUA, Austrália, sul da Ásia, norte de África e da Rússia.

Porém, a Mongólia, o extremo oriente russo e as regiões americanas que lhe são próximas, a Argentina e a maior parte da China tiveram temperaturas abaico do normal.

A existência de neve em todo o mundo foi a quarta mais baixa de sempre.

Por outro lado, cientistas do Centro de Dados da Neve e do Gelo, também nos EUA, alertaram ontem que o gelo no mar do Ártico está no nível mais baixo alguma vez registado para esta altura do ano, o que indica que poderá vir a bater o recorde estabelecido em 2007.

Vários outros estudos climáticos recentes têm apontado para um aquecimento em 2010 face aos anos anteriores.

Sem comentários:

Enviar um comentário