sexta-feira, 18 de junho de 2010

Por que os sites saem do ar?


Quando o Google, por exemplo, sai do ar, o mundo parece parar – e o twitter só fala disso. Segundo especialistas não só os “crashes” podem acontecer a qualquer momento como são inevitáveis.

Na semana passada, tanto o Twitter como o Wordpress (plataforma para blogs – aliás, a que usamos no HypeScience), tiveram problemas e seus usuários não puderam acessá-los. E, quando isso acontece, somos presenteados com aquelas mensagens de “Desculpe-nos, por problemas técnicos nossos serviços estão fora do ar”. A mensagem do Wordpress, por exemplo, dizia que os “serviços estarão de volta em apenas um minuto!”.

O fato é que não foi bem assim, e os blogueiros precisaram ficar algumas horas esperando pela volta do serviço. No último ano o Wordpress esteve ativo 99,9% do tempo. Pode parecer que 0,01% é muito pouco, mas isso significa 9 horas fora do ar durante o ano.

Mas porque isso acontece? Afinal os websites continuam a passar por “crashes” continuamente – até os gigantes, como o Google. Alguém já não deveria ter arranjado uma solução?

Segundo especialistas, esses problemas acontecem, basicamente, porque os sistemas são controlados por máquinas, e dificilmente podemos prever quando umcomputador pode apresentar uma falha. E, para piorar, essas máquinas irão falhar eventualmente elas não são perfeitas e a lei de Murphy é certeira: quando alguma coisa pode dar errado, ela vai dar errado.

Para os donos do Wordpress, o que torna os crashes problemas maiores ou menores é como a equipe de cada site lida com a situação. Se o site possuir uma estrutura e técnicos eficientes, o crash dura menos.

Mas se os erros são tão comuns porque os sites não saem de ar mais vezes? É porque as empresas que os administram se previnem, estocando a informação que mantém um site funcionando em mais de um “centro computacional”. Então se, de repente, falta luz na sede da Google, há outra estrutura pronta para fazer o site correr normalmente em uma “subsede”. Isso também impede que algum hacker engraçadinho tenha facilidade em derrubar o site.

Então, caro internauta, sentimos informar que as quedas dos sites continuarão acontecendo, mas veja pelo lado bom: poderia ter sido pior. [CNN]

http://hypescience.com/por-que-os-sites-saem-do-ar/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário