sábado, 19 de junho de 2010

Mistério resolvido: o cinto de Júpiter foi encontrado!


Você lembra que, no mês passado, foi noticiado que Júpiter perdeu uma de suas “faixas”? Falamos sobre isso aqui. Ele foi encontrado – na verdade parte dele. Fotos do Hubble mostram a faixa aparecendo mais clara do que normalmente é.

Mas os cientistas parecem ter uma resposta para o fenômeno. O cinto estava escondido por nuvens de amônia congelada, que flutuariam a altitudes maiores do que as tradicionais nuvens marrons do planeta gigante.

As imagens do Hubble mostram essas nuvens e, de acordo com os astrônomos, elas devem desaparecer nos próximos meses e Júpiter ficará com as mesmas listras de sempre (ou quase sempre).

E aquele brilho misterioso do qual falamos nessa matéria? Cientistas também arranjaram uma explicação para isso. Era um meteoro, grande o suficiente para ser visto da Terra, mas que não explodiu no planeta e sim na atmosfera dele. Se tivesse realmente atingido Júpiter poderíamos ver, através do Hubble, detritos escuros na parte em que o meteoro teria caído. [PopSci]

http://hypescience.com/misterio-resolvido-o-cinto-de-jupiter-foi-encontrado/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE