sexta-feira, 18 de junho de 2010

A Lua é um reservatório de água?


Cientistas dizem ter descoberto que a Lua, na verdade, possui 100 vezes mais água do que se achava.

Eles analisaram rochas trazidas da Lua na missão Apollo e um meteorito lunar que caiu no norte da África. Os pesquisadores descobriram que, nos minerais, há 100 vezes mais água do que se achava antes da análise.

Comparando o volume total estimado de água na Lua, após essa descoberta, com massas aquáticas conhecidas na Terra, o satélite teria cerca de 2,5 vezes o equivalente aos Grandes Lagos americanos. Outra comparação é que, se alguém espalhasse toda a água presente na Lua, ela seria suficiente para cobrir todo o astro com uma camada de um metro de líquido.

A Lua, de acordo com a teoria mais popular, foi formada quando um planeta do tamanho de Marte colidiu com outro, que seria, então, a Terra, dividindo esse astro em uma parte grande, onde nós estamos, e uma parte menor.

A parte menor, a Lua, teria um grande oceano de magma que, pelo clima “espacial” teria evaporado, mas uma boa parte de água (que está presente no magma) teria sido deixada para trás.

Cientistas afirmam que, finalmente, podemos considerar que há, sim, água na Lua – e uma quantidade significativa. [BBC]

http://hypescience.com/a-lua-e-um-reservatorio-de-agua/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE