segunda-feira, 21 de março de 2011

E se uma bomba atômica explodisse na sua cidade?


Uma bomba nuclear de apenas um kiloton dentro de uma maleta pode destruir dezenas de quadras no centro de uma cidade populosa. A reação térmica pulveriza a área mais próxima com uma violenta explosão e literalmente queima o que estiver um pouco mais distante.

Mas a destruição não acaba por aí. Neste mesmo cenário a mais leve brisa pode carregar isótopos radioativos, um subproduto da reação nuclear, a dezenas de quilômetros de distância. A radiação causa envenenamento. Quem não morre por causa da pressão da explosão, ou ainda assim não queima vivo ainda pode ser contaminado diretamente ou através da água e alimentos. Caso sobreviva, ainda pode sofrer de câncer e outras doenças ou gerar filhos com graves deformações.

Abaixo você pode detonar qualquer endereço do planeta com os mais diversos tipos de artefatos nucleares já testados. Basta digitar o endereço e clicar em ‘pesquisar’. Abaixo a esquerda selecione aarma de destruição em massa de sua preferência e clique em ‘nuke it’. Nas abas no topo você pode navegar entre a pressão causada, a reação térmica e a dispersão de isótopos radioativos. Divirta-se.

O widget foi criado no Carlos Labs. As fórmulas utilizadas para calcular o resultado que você vê acima tem sua fonte na Federation of American Scientists e Wikipedia.

http://hypescience.com/bomba-nuclear-minha-cidade/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário