quinta-feira, 10 de março de 2011

6 coisas corriqueiras que acontecem de um jeito estranho no espaço


Você já imaginou como é ir ao banheiro no espaço? Ou realizar qualquer uma de suas tarefas diárias? Confira essa lista incrível com seis fatos que acontecem todos os dias, mas que no espaço são de um jeito diferente.

1. ÁGUA FERVENDO

A água na Terra ferve e produz várias bolhas. No espaço apenas uma bolha gigante é produzida. A dinâmica dos fluidos é tão complexa, que cientistas não sabiam como a água fervia no espaço até 1992, quando um astronauta fez a experiência em uma nave.

2. CHAMAS FICAM ESFÉRICAS

Na Terra a chama de uma vela, por exemplo, é vertical. No espaço ela fica abaulada. É por causa da diferença de pressão – quando não há gravidade, o fogo encontra resistência igual em todas as direções, então se expande de forma esférica ao redor da sua fonte.

3. AS BACTÉRIAS SE MULTIPLICAM MAIS E FICAM MAIS PERIGOSAS

Trinta anos de experiências mostraram que as bactérias ficam mais velozes e furiosas no espaço. E. coli, por exemplo, cresce com uma velocidade duas vezes maior e a salmonela, que sofre alterações genéticas no espaço, fica três vezes mais perigosa, causando doença com freqüência maior.

4. ARROTAR REFRIGERANTE É IMPOSSÍVEL

Como não há gravidade, as bolhas de bebidas como refrigerante e cerveja ficam estagnadas na garrafa ou na barriga do astronauta, sem subir. Mas não veja isso como uma coisa boa. Como as bolhas ficam dentro do sujeito, tomar refri no espaço é algo extremamente desconfortável.

5. FLORES TÊM PERFUMES DIFERENTES

As flores produzem componentes aromáticos diferentes no espaço, logo seu cheiro não é o mesmo. Isso porque os olhos perfumados produzidos pelas plantas são afetados por fatores externos, como a temperatura e a umidade. Se você quer sentir aroma espacial, compre o perfume Zen, da Shishieido, que analisou rosas criadas no espaço e replicou seu perfume.

6. AS PESSOAS SUAM MAIS

Como não há convecção natural, a água não evapora e o calor não sai do seu corpo de forma tão fácil. Pior: o suor se acumula na sua pele e tudo vai ficando cada vez mais úmido e pegajoso.

http://hypescience.com/6-coisas-corriqueiras-que-acontecem-de-um-jeito-estranho-no-espaco/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário