terça-feira, 22 de março de 2011

10 fatos incríveis sobre a Lua



Você sabe que a Lua é um pedaço da Terra? E que não há lado escuro também? Quer saber mais? Leia esse artigo e conheça 10 fatos incríveis sobre a Lua.

1. ELA SE FORMOU A PARTIR DA TERRA

A Lua se formou depois de uma colisão – um objeto espacial do tamanho de Marte, aproximadamente, acertou a Terra há 4,6 bilhões de anos atrás (pouco depois do nascimento do Sol). Os detritos que saíram da Terra e desse objeto espacial passaram a orbitar o planeta e formaram a Lua.

2. É A TERRA QUE FAZ A LUA GIRAR

A Lua faz uma viagem orbital uma vez a cada mês (ou quase – 29,5 dias). Ela também surge um pouco mais tarde a cada dia do mês, em média 50 minutos – isso explica porque há alguns dias em que ela chega a aparecer enquanto o Sol ainda está no céu.

3. NÃO HÁ UM “LADO ESCURO”

Ao contrário do que você pode ter ouvido por aí não há um lado escuro da Lua, mas só há um lado da Lua que nós não vemos da Terra. Logo, lado “escuro” quer dizer “oculto”. O satélite percorre sua órbita sempre mostrando seu mesmo lado para nós.

4. A GRAVIDADE POR LÁ É BEM MAIS FRACA

O tamanho da Lua representa 27% do tamanho da Terra. Por isso, sua gravidade é 1/6 do que a do nosso planeta. Se você for à Lua não vai emagrecer de imediato, mas com certeza irá pesar bem menos.

5. A LUA CHEIA PODE VARIAR DE TAMANHO

Não, não é apenas quando você está apaixonado que a Lua parece mais bonita. Como ela não está sempre na mesma distância da Terra, ela pode parecer maior ou menor. Mas dificilmente você pode ver essa diferença de um dia para o outro.

6. A LUA FOI “BOMBARDEADA”

Datando as crateras da Lua, cientistas descobriram que tanto ela quanto a Terra passaram por uma chuva pesada de meteoros há 4 bilhões de anos atrás.

7. A LUA NÃO É REDONDA

Nem esférica. Na verdade ela tem o formato de um ovo. Ela parece redonda porque uma de suas pontas (a menor) está apontada diretamente para nós.

8. TERREMOTOS NA LUA

Acredita-se que os pequenos tremores de terra pelos quais a Lua passa sejam gerados pelo campo gravitacional da Terra. Alguns cientistas achavam que a Lua possuía um núcleo como o da Terra, de metal derretido, mas foi descoberto que o núcleo do satélite não é tão grande assim – logo, a hipótese restante é o campo gravitacional. Esses tremores deverão ser levados em consideração antes que a humanidade tente construir alguma base lunar.

9. A LUA ROUBA A ENERGIA DA TERRA

Por causa do efeito das marés, uma quantidade da energia rotacional da Terra é “roubada” pela Lua – a velocidade rotacional da Terra, então, é reduzida 1,5 milisegundos a cada século.

10. A LUA ESTÁ SE AFASTANDO DE NÓS

De acordo com cálculos de cientistas, por absorver um pouco da energia rotacional da Terra, a Lua está se afastando 4 centímetros todos os anos. [LiveScience]

http://hypescience.com/10-fatos-incriveis-sobre-a-lua-2/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+feedburner%2Fxgpv+%28HypeScience%29

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário