sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Ovelhas limpam solos contaminados com resíduos explosivos


Quem vê a pelagem branquinha e o rosto dócil, não imagina o que o estômago das ovelhas é capaz de aguentar. Segundo pesquisadores da Oregon State University, os mamíferos ruminantes são capazes de limpar solos contaminados com TNT e outros explosivos, os quais existem em cerca de 1,3 milhões de toneladas nos Estados Unidos.

O TNT e outros explosivos de munições de treinamento militar ou de antigas fábricas permanecem no solo por décadas. Este resíduo raramente apresenta uma ameaça direta à saúde, mas funcionários do Departamento de Defesa temem que ele possa se infiltrar em instalações subterrâneas ou envenenar a vegetação – o que já aconteceu anteriormente. Técnicas convencionais de limpeza, como incineração do solo, são caras e demoradas, enquanto as ovelhas trabalhariam de graça. Mas quais são os efeitos dessas substâncias no animal?

Segundo os veterinários envolvidos no estudo, não é preciso se preocupar. As ovelhas possuem bactérias no estômago que ajudam a digerir a celulose, e também podem converter rapidamente o TNT em um composto inofensivo. Os resíduos são digeridos de forma tão completa que não deixam vestígios nem mesmo nas fezes dos animais, após três semanas sendo “alimentados” com TNT.

Agora, os cientistas planejam plantar capim em solo contaminado, para sugar os resíduos dos explosivos. Enquanto isso, a bactéria no estômago das ovelhas cuidaria do resto. Eles estimam que um rebanho com 20 animais possa limpar um hectare de capim em apenas um mês, e se livrar completamente dos resíduos de munições em menos de três anos.

Além disso, mesmo que a carne dos animais fosse utilizada para consumo humano, os pesquisadores explicam que não haveria problemas: a TNT ingerida é quebrada em moléculas muito pequenas, que não são de nenhuma forma parecidas com o composto original. [PopSci]

http://hypescience.com/ovelhas-limpam-solos-contaminados-com-residuos-explosivos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário