domingo, 20 de fevereiro de 2011

Conheça a incrível “árvore da vida





No Brasil, quando se pensa em deserto, logo vem à cabeça a vegetação típica do sertão nordestino, o ecossistema conhecido como Caatinga. Paisagem acinzentada que passa por longos períodos de estiagem, que “recupera” seu verde tão logo chove, mas que o perde em seguida devido aos baixíssimos níveis de precipitação. As árvores perdem suas folhas, as cactáceas crescem. É uma vegetação típica e adapatada ao seu clima seco.

Mas, uma pequena árvore no deserto do Bahrein, desperta a curiosidade dos moradores do país, de biólogos e de turistas que viajam até lá para entender como ela sobrevive naquelas condições adversas. Diferente da vegetação da caatinga, que está acostumada com o tipo de clima, a Árvore da Vida, localizada a dois quilômetros da montanha de Jabal Dukhan, tem 400 anos e muitas folhas verdes. Sua sobrevivência continua sendo um enigma. Alguns dizem que ela tem raízes compridas e profundas que conseguem buscar água em fontes desconhecidas, mas nada ainda foi comprovado.

Os moradores locais têm suas próprias histórias e lendas sobre os segredos da Árvore da Vida, mas nenhuma delas pôde ser cientificamente confirmada. Alguns acreditam que ali é o local exato do Jardim de Éden, enquanto os Beduínos estão convencidos que a árvore sobrevive porque recebeu a benção do deus da água, Enki. Mesmo sem explicações, a árvore continua sendo um fenômeno natural que deslumbra os homens há quatro séculos.

[OddityCentral]

http://hypescience.com/conheca-a-incrivel-arvore-da-vida/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário