domingo, 6 de fevereiro de 2011

Engenheiros criam vidro fino resistente a explosões


Cientistas estão constantemente desenvolvendo técnicas de proteção projetadas para resguardar pessoas importantes no interior de edifícios e veículos. Um dos tipos mais comuns de defesa é um vidro a prova de bala e resistente a bombas.

Segundo o Pentágono, cacos de vidro são uma das principais causas de morte em vários atentados com bombas. O problema atual do vidro resistente a explosões é que o material é muito grosso – tanto quanto um livro de 300 páginas – e não pode se encaixar em vidraças dos edifícios existentes.

Agora, uma equipe de engenheiros desenvolveu um novo tipo de vidro resistente a explosões. O material é muito mais fino do que o vidro atual, mas tem as mesmas propriedades resistentes a explosões que o material grosso.

O novo vidro tem cerca de 0,6 centímetros de espessura e é feito a partir de um componente plástico com uma camada de polímero reforçada com fibras de vidro. Sua força vem da utilização de fibras de vidro em uma longa peça embebida em líquido plástico e depois grudada com cola.

O vidro resultante é muito forte, fino e claro. O vidro atual tem uma coloração verde. O vidro novo também caberia nas vidraças existentes. Segundo os pesquisadores, o preço acessível e a facilidade de instalação poderiam encorajar o uso generalizado dessas janelas resistentes em estruturas civis, protegendo a vida dos ocupantes contra múltiplas ameaças e perigos.

Os pesquisadores já testaram o vidro, expondo um painel pequeno do material a uma explosão. Os resultados foram fantásticos. Segundo os engenheiros, enquanto a descarga da bomba quebrou o painel, a superfície frontal ficou completamente intacta. Outros testes com explosões maiores estão planejados. [DailyTech]

http://hypescience.com/engenheiros-criam-vidro-fino-resistente-a-explosoes/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HypeScience

Sem comentários:

Enviar um comentário