sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Começa a construção do carro mais rápido do mundo, o Bloodhound


Projetado para atingir uma velocidade de 1.600km/h, o supercarro britânico Bloodhound começa a ser construído oficialmente neste mês e já tem uma missão: quebrar o recorde mundial de velocidade terrestre, na superfície de um lago seco da África do Sul, no ano que vem. O recorde atual é de 1.228hm/h, com o carro Thrust SSC.

O Bloodhound foi projetado nos últimos três anos. Ele será alimentado por uma turbina do caça europeu Typhon e foguete híbrido de 400 quilos. Em conjunto, as duas “usinas de energia” totalizam 135 mil cavalos de potência, em um veículo que pesa seis toneladas. Com isso, o carro supersônico deve acelerar de 0 a 1.600km/h em apenas 45 segundos, o que equivale a 180 vezes a potência de um carro de Fórmula 1.

Estão envolvidos na construção de peças do supercarro os especialistas aeroespaciais da Hampson Industries, engenheiros do Advanced Composites Group – famosos pelo seu trabalho em veículos de alta tecnologia que utilizam carbono e materiais de fibra de vidro em sua composição – a ACG, entre outros.

Todo o projeto envolve muitos detalhes. As rodas de 900 milímetros de diâmetro, por exemplo, serão fabricadas a partir de uma liga de alumínio. Elas terão que trabalhar em uma rotação de 10 mil RPM e, ao mesmo tempo, suportar os grãos atirados pelo supercarro durante seu trajeto no lago seco. Os discos serão produzidos a partir de uma classe escolhida pela fabricante de produtos espaciais Lockheed Matin, a partir de simulações envolvendo o disparo de partículas em placas de metal.

O motorista do Bloodhound será o piloto do recorde anterior de velocidade terrestre, Andy Green. Além dele, o diretor do projeto Richard Noble e o chefe de aerodinâmica Ron Ayres também participaram da construção do Thrust SSC e agora participam do projeto do Bloodhound. Veja aqui o vídeo produzido pela BBC Brasil sobre o Bloodhound SSC. [BBC]

http://hypescience.com/comeca-a-construcao-do-carro-mais-rapido-do-mundo-o-bloodhound/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

Hypescience

Sem comentários:

Enviar um comentário