sexta-feira, 16 de julho de 2010

O supercomputador mais verde do planeta


O Grape-DR é um supercomputador que fica no Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Tóquio. Ele possui 64 processadores Intel Core i7-920 e seu chip acelerador pode atingir 200 gigaflops com o valor de potência de uma lâmpada.

O Grape-DR está no topo da lista dos supercomputadores energeticamente eficientes, alcançando 815,43 MFLOPS por watt, em comparação com 773,38 MFLOPS por watt da máquina da IBM que está em segundo lugar, localizada na Alemanha.

O supercomputador Grape-DR parelha seus 64 processadores Core i7 com seus quatro chips aceleradores. Cada um dos quais consome apenas 50 watts de potência. Juntos, os chips melhoram a eficiência do supercomputador em cinco vezes.

Ele é o supercomputador mais verde, mas não o mais rápido – o desempenho máximo do Grape-DR é 23,4 TFLOPS, colocando-o no tímido 500º lugar na lista Top500 dos supercomputadores mais rápidos do mundo. Mas isso pouco importa, pois no coração da mãe natureza, o Grape-DR é o número um da lista. [Gizmodo]

http://hypescience.com/o-supercomputador-mais-verde-do-planeta/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário