segunda-feira, 19 de julho de 2010

Encontrado fóssil de antepassado que liga macacos e humanos


Investigadores descobriram o crânio de um animal de 29 milhões anos, que poderia ser um antepassado comum dos macacos (como lêmures e saguis) e símios (como chimpanzés e humanos).

Isso indica que os macacos de antigamente e os símios divergiram milhões de anos mais tarde do que estudos genéticos sugeriam.

O primata, uma espécie até então desconhecida, foi nomeadaSaadanius hijazensis. Segundos os cientistas, o crânio dessa espécie tinha algumas características que são compartilhadas pelos macacos do Velho Mundo, pelos símios e pelos seres humanos hoje.

Os pesquisadores afirmam que se soubessem algo sobre o período e as condições em que esteanimal vivia, poderiam ser capazes de descobrir o que provocou as mudanças que levaram à evolução dos macacos aos seres humanos.

Ainda não é possível afirmar se o Saadanius hijazensis é o ancestral comum dos macacos e dos seres humanos; pode haver milhares de espécies semelhantes e uma delas se tornou o nosso ancestral.

Os restos fossilizados indicam que o primata se parecia muito com um moderno macaco, como um macaco prego. Mas foi provavelmente um pouco maior – aproximadamente do tamanho de um gibão. Ele deveria usar os quatro membros para correr, e preferia deitar na vertical nas árvores, em vez sentar no chão. [BBC]

http://hypescience.com/encontrado-fossil-de-antepassado-que-liga-macacos-e-humanos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário