sexta-feira, 2 de julho de 2010

Humanos podem caminhar sobre a água?


Durante séculos alimentamos a idéia de caminhar sobre a água. O próprio Leonardo da Vinci criou uma engenhoca para andar sobre lagos e, em 1988, um francês chamado Remy Bricka conseguiu andar no Atlântico usando uma espécie de esqui.

Talvez nossa vontade de andar sobre a água venha da observação da natureza: mais de 1200 espécies de animais conseguem. Os menores, como insetos, usam a força que mantém as moléculas de água unidas para se sustentar.

Mas para que uma pessoa de peso médio conseguisse se sustentar acima da água ela precisaria “caminhar” a uma velocidade de 108 km/h – quase a velocidade de um guepardo. O homem mais rápido do mundo, Usain Bolt, famoso velocista jamaicano, consegue correr até 37,8 km/h.

Os limites do corpo humano nunca foram limites para nossos sonhos, no entanto. Nos últimos 40 anos foram patenteados mais de 50 inventos que permitem um passeio sobre as águas. Então, apesar de não conseguirmos andar sobre a água sozinhos, nós podemos trapacear.

A maioria dos aparelhos faz com que o usuário bóie com mais facilidade – assim como o invento de da Vinci que era uma espécie de sapato-esqui. Alguns têm modificações, como cordas elásticas para serem amarradas nas pernas, impedindo que os pés do usuário se afastem e ele tenha uma queda digna de videocassetada. Normalmente esses aparelhos usam material leve, como madeira. [Life's Little Mysteries]

http://hypescience.com/humanos-podem-caminhar-sobre-a-agua/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE

Sem comentários:

Enviar um comentário