segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Conheça a bateria que está funcionando há 60 anos


Todas as baterias acabam finalmente perdendo sua energia – algumas, como a do seu celular, provavelmente, nos momentos mais importantes. Pois existe uma bateria que, aparentemente, jamais irá ficar sem funcionar, já que está rodando há 60 anos, ininterruptamente.

Ela é uma máquina de movimento perpétuo, também conhecida como moto contínuo, chamada Pilha de Karpen, criada por Vasile Karpen, e deveria ter parado de funcionar décadas atrás. Mas quando um jornal da Romênia foi checar o estado da bateria, que está em um museu, percebeu que ela ainda indicava os níveis de energia normais – 1 volt.

Nem os cientistas estão muito certos sobre os motivos pelos quais isso acontece. Ela transforma energia térmica em energia mecânica, são duas pilhas com um pequeno motor galvanométrico. Com isso uma lâmina é movida e abre o circuito brevemente, dando tempo para a bateria recarregar e fazer o mesmo processo depois.

Por enquanto a pilha de Karpen não está em exposição aberta em seu museu, mas por questões de segurança. [Gizmodo]

http://hypescience.com/conheca-a-bateria-que-esta-funcionando-ha-60-anos/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE