segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

As bananas podem ser extintas


Sabe aquele dito popular, “a preço de banana”? A situação pode mudar um pouco e a fruta pode se transformar em item de luxo, já que um fungo ameaça acabar com boa parte das plantações de banana ao redor do mundo.

O fungo, aparentemente, está afetando apenas um tipo de bananas – aqui no Brasil sabemos que há inúmeros tipos desse fruto, mas o problema é que o fungo ataca justamente o tipo de banana que representa 99% das exportações, a banana-ouro.

Ela é a escolhida dos comerciantes por durar mais durante viagens longas até seu destino. O problema é que, com isso, a produção mundial de banana caiu muito – a produção da Ásia e da Austrália, que foi atingida pelo fungo, já foi quase completamente comprometida.

Quando ataca, o fungo faz com que a bananeira morra e que seu fruto exale um cheiro muito ruim. Jornais do mundo todo estão se referindo a ele como o HIV das bananas.

Acredita-se que o fungo atinja a região da América Central ainda nessa semana. Resta esperar que ele não chegue ao Brasil. [Gizmodo]

http://hypescience.com/as-bananas-podem-ser-extintas/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed:+feedburner/xgpv+(HypeScience)

HYPESCIENCE